Clique nas imagens para ampliar
HOT TAPPING
Criada em 1989, a Ekipe-C, empresa de hot tapping em tubulações, completou 30 anos de existência. Nesses trinta anos, a Ekipe-C desenvolveu inúmeras atividades relacionadas a indústria como um todo.
Uma de suas atividades principais é o Hot Tapping, também conhecida por trepanação, furo em carga ou picagem. Como uma empresa de hot tapping em tubulações, a Ekipe-C, diferentemente da concorrência, desenvolveu sua própria tecnologia, seus equipamentos e ferramentas. Com o passar do tempo, teve acesso ao mercado existente, principalmente o Europeu e o Norteamericano, onde pôde adquirir maior know-how, participar de treinamentos específicos e adquirir equipamentos para uma vasta gama de diâmetros, pressões, temperaturas, entre outros.
O quê faz uma empresa de hot tapping em tubulações? A Ekipe-C executa furos em tubulações pressurizadas, ou em carga. Os equipamentos de trepanação permitem executar o furo sem que ocorram vazamentos, e uma vez terminado o furo, uma válvula que foi soldada na tubulação é fechada e o equipamento retirado. Com isto feito, uma derivação foi criada na linha sem que fosse interrompido o fluxo da mesma.
É muito importante destacar que estes equipamentos fazem as perfurações a frio, ou seja, sem geração de faíscas que possam por ventura entrar em combustão com gases na tubulação. O processo, quando executado por empresa de hot tapping em tubulações capacitada, é um processo seguro e muito utilizado na Indústria Petroquímica, Papel e Celulose, Siderúrgica, entre outras.
Todos os trabalhos de furo em carga ou hot tapping, são feitos em concordância com as normas técnicas aplicáveis. A Ekipe-C,empresa de hot tapping em tubulações, fornece os bocais, também chamados de fittings ou tie-ins. Os fittings são soldados na tubulação que se quer derivar ou perfurar e que permitem a montagem do equipamento de trepanação em carga na linha.
De form sucinta, segue descritivo do processo de perfuração em carga ou trepanação (Hot Tapping) realizado por empresa de hot tapping em tubulações:
1. Solda-se um bocal (fitting) na tubulação existente a qual se deseja derivar.
2. A este fitting, monta-se uma válvula de passagem plena, podendo ser uma válvula esfera ou gaveta.
3. Monta-se o equipamento de Hot Tapping (HTM - hot tapping machine).
4. Faz-se um teste hidrostático para verificar a estanqueidade do conjunto.
5. Abre-se a válvula, inicia-se a perfuração. A Fresa fura a tubulação e retém o coupon.
6. Retrai-se a máquina com o coupon.
7. Fecha-se a válvula, e retira-se o equipamento.
Pronto, já temos uma derivação feita pela Ekipe-C, empresa de hot tapping em tubulações que está no mercado há 30 anos.