Confira
Bloqueio de linha:
O bloqueio de linha é um procedimento em que uma tubulação é isolada para que nenhum líquido ou gás flua através dela, permitindo a realização de reparos ou manutenções seguras. Isso é feito através da colocação de um plug ou balão que impeça o fluxo, usando a técnica de Hot Tapping para inserir o plug na tubulação pressurizada.
Bloqueio Duplo:
O bloqueio duplo é uma técnica utilizada para bloquear o fluxo de uma linha pressurizada em um intervalo específico, permitindo que uma parte da tubulação, equipamento ou válvula seja retirada ou reparada com segurança. Nesse processo, são instalados dois "tampões" (plugs) entre dois pontos da linha, mantendo ambos os lados da tubulação pressurizados enquanto o trecho intermediário é retirado ou reparado. Essa técnica é importante para garantir a segurança dos trabalhadores e a integridade da linha.
Bloqueio duplo bypass:
Esta técnica é aplicada quando não podemos interromper o fluxo. Primeiro são instalados dois tie-ins + válvulas entre o trecho que receberá o reparo. Em seguida são executadas duas trepanações aonde é instalada uma tubulação auxiliar (by pass) entre ambas as válvulas. As válvulas são abertas para que o fluxo possa passar pela tubulação auxiliar. Então o bloqueio duplo é executado após e antes das válvulas do by-pass. São aplicados os “plugs” que bloqueiam o trecho que será reparado. A tubulação auxiliar agora está em funcionamento, não interrompendo o fornecimento. Após o reparo os bloqueios são retirados e o fornecimento volta para sua posição original. As válvulas são fechadas e a tubulação auxiliar é retirada.
Bloqueio com Balão:
O sistema consiste em uma trepanação com diâmetro menor que o diâmetro da tubulação principal para inserção do balão de bloqueio. O balão é inserido na linha e inflado para bloquear o fluxo. Após realizada a intervenção o balão é desinflado, recolhido e a válvula é fechada.
Bloqueio Mecânico:
O bloqueio mecânico é feito por meio da introdução de um “tampão” (plug) através da Trepanação previamente executada. Este plug interrompe o fluxo da tubulação.
Feito o reparo, ou a manutenção desejada, o plug é retirado e o fluxo da linha flui normalmente.
Stop Plug:
O Stop Plug é utilizado para tamponar o ramal de derivação permitindo a remoção da válvula de bloqueio. A grande vantagem dessa abordagem é a possibilidade de reutilizar a válvula em outras aplicações.
Caso seja necessário realizar intervenções ou manutenções futuras, basta desinstalar o stop plug e abrir o acesso à linha por meio do ramal criado. Dessa forma, o sistema se torna flexível e facilita o acesso para futuros trabalhos.